Veneza - Murano

Mal chegamos em Veneza e já seguimos para uma das três principais ilhas próximas, que é Murano!


Murano é a cidade dos vidros, é realmente uma graça e vale a pena o passeio.
Curiosidades e Informações:
Murano tem aproximadamente 5.500 habitantes e fica a somente a 1 km do centro de Veneza. É um local famoso pelas obras em vidro de Murano, particularmente objetos decorativos e candeeiros. Foi fundada pelos romanos, e desde o século VI foi habitada. A principio, a ilha prosperou como porto pesqueiro e graças à produção de sal. A partir do século XI a cidade começou a decair devido a muitos habitantes se mudarem para Dorsoduro. Tinham um grande poder local, como o de Veneza, mas desde o século XIII Murano foi governada por venezianos. Contrariamente a outras ilhas da lagoa, Murano cunhava as suas próprias moedas.
Em 1291, todos os cristaleiros de Veneza foram obrigados a mudar-se a Murano devido ao risco de incêndio, porque a  maioria dos edifícios de Veneza era construída em madeira. Durante o século XIV, as exportações começaram e a ilha ganhou fama, inicialmente pela  fabricação de miçangas de cristal e de espelhos. O cristal aventurina foi inventado na ilha e, durante algum tempo, Murano chegou a ser o maior produtor de cristal da Europa. O arquipélago, mais tarde, ficou conhecido pela  fabricação de lustres. Embora tenha havido grande queda durante o século XVIII, a cristalaria continuou a ser a industria mais importante da ilha.
Algumas das atrações da ilha são a Igreja de Santa Maria e São Donato, conhecida pelos seus mosaicos bizantinos do século XII, e porque se diz que alberga os ossos de um dragão que matou São Donato; a Igreja de São Pedro Mártir e o Palácio da Mula. As atrações relacionadas com o cristal incluem muitas obras neste material, algumas delas da época medieval, em espaços abertos ao público. Há um Museu do Cristal (Museo Vetrario) que se encontra no Palácio Giustinian.




Chegamos lá e fomos direto para a visita na fábrica de vidros, tinha uma fila para entrar, então tivemos que esperar um pouco do lado de fora, e aproveitamos para tirar algumas belas fotos.



Dentro da fábrica de vidro, eles fazem a demonstração do artesanato, é super legal, pode ser gravado e tirado fotos, mas tudo sem flash. Essa demonstração leva de 15-20 minutos mais ou menos. Após isso saímos para fuçar pela cidadela e passear pelas ruas.




Nisso era a hora do lunch, então como havíamos levados uns petiscos (sanduíches e frutas), sentamos a beira de uma passagem e ficamos degustando nossos petiscos e apreciando a paisagem.




No inicio da tarde seguimos para pegar o Vaporetto em outro ponto da ilha e seguimos para Veneza novamente. Tivemos uma feliz surpresa, ao lado do embarque para o Vaporetto tinha um lindo farol, e claro não podíamos deixar de tirar algumas fotos lá!



Informações sobre o "Faro di Murano"
Foi construido pelos venezianos e  data de 1912, e além de auxilio aos navios, também servia para observação do mar. A 1ª construção era de Madeira, somente nos anos 30 (1934 especificamente)  foi construído o atual farol, em mármore branco, movido a eletricidade. O Farol tem 35 metros de altura e é protegido das marés por algumas pedras grandes de Istria colocadas na sua base.
A poucos metros do farol de Murano há o ponto de vaporetto para retornar a Veneza (linha 41).

FOTO: GOOGLE MAPS


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pompéia - Casa de Fauno

Terremoto Lisboa

Relembrar é Viver