Pompéia


Pompéia foi a 3º cidade que visitamos, após Roma (Veja Aqui!) e Nápoles ( que foi super rápido - AQUI), respectivamente.

Chegamos lá a noite, depois de passar por Nápoles (bemmm) rapidamente, ficamos com o Motorhome no estacionamento do Carrefour, foi prático porque em alguns minutos a pé já estávamos na porta de entrada da cidade. 

Visitar lá era um sonho, daqueles que a gente sempre quer realizar a não tem ideia de como é na realidade... antes de ir assistimos aquele filme Pompéia (veja o trailer AQUI), pra realmente ver um pouco mais e tentar saber mais sobre lá, pra se ter noção ela é considerada Patrimônio Mundial pela UNESCO!

Sobre Pompéia:  foi uma cidade do Império Romano situada a 22 km da cidade de Nápoles, na Itália, no território do atual município de Pompeia. 
A antiga cidade foi destruída durante uma grande erupção do vulcão Vesúvio no ano 79, que provocou uma intensa chuva de cinzas que sepultou completamente a cidade.


 Ela se manteve oculta por 1600 anos, até ser reencontrada por acaso em 1748. Cinzas e lama protegeram as construções e objetos dos efeitos do tempo, moldando também os corpos das vítimas, o que fez com que fossem encontradas do modo exato como foram atingidas pela erupção. 

Desde então, as escavações proporcionaram um sítio arqueológico extraordinário, que possibilita uma visão detalhada na vida de uma cidade dos tempos da Roma Antiga.
O fórum, os banhos, muitas casas, e algumas vilas nos arredores, como a Vila dos Mistérios, permaneceram incrivelmente bem preservadas.

Pompeia era um lugar movimentado, e evidências demonstram diversos detalhes do cotidiano da cidade. No chão de uma das casas, por exemplo, está a inscrição Salve, lucru (Bem-vindo, dinheiro), no local onde funcionava um comércio; jarras de vinho trazem um dos primeiros exemplos de trocadilho mercadológico, Vesuvino (combinando as palavras em latim para Vesúvio e vinho); e nas paredes, grafite mostram exemplos verdadeiros do latim de rua (o latim vulgar, um dialeto diferente do latim clássico ou literário).
Na época da erupção, a cidade tinha aproximadamente 20 000 habitantes, estando localizada na região onde os romanos mantinham suas vilas de férias.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pompéia - Casa de Fauno

Terremoto Lisboa

Relembrar é Viver